Eu não escolhi a educação. A educação me escolheu

12/12/2019
12/12/2019 Renê Moreno
A educação surgiu na minha vida sem nenhum planejamento

A educação surgiu na minha vida sem nenhum planejamento

Nunca tive muito entusiasmo pela escola, mas sempre amei aprender. Por três anos estudei numa escola rural. A professora dividia seu tempo entre a sala de aula, com três turmas diferentes ao mesmo tempo, e a cozinha, onde fazia merenda para os alunos. Sou eternamente grato à professora Izaura, pela dedicação e empenho de fazer o seu melhor com o mínimo de recursos que a escola dispunha.

Com tantos alunos para ensinar, a professora não percebeu que eu era daltônico e disléxico, o que gerou vários castigos e bullyings. Isso fez com que eu criasse resistência ao ambiente escolar. Só aos 28 anos entrei na faculdade e aos 33 lancei meu primeiro livro. Eu estava iniciando uma jornada na qual não havia me programando e contei com apoio de dezenas de professores. A primeira incentivadora foi a professora Gilza Moraes, a primeira professora a me dar um norte neste mundo literário. 

Enfim, comecei uma jornada dentro de escolas e eventos relacionados à Educação que eu não tinha sonhado para mim. Por isso eu digo que foi a Educação que me escolheu. Só depois dos 40 anos descobri que sou disléxico e isso só aconteceu graças à professora Maria Sílvia, que já trabalhava meu primeiro livro há alguns anos com seus alunos. 

Mudança de rota

É engraçado como às vezes a vida nos leva por caminhos que nem sempre é o que escolhemos. Na juventude eu tinha outros planos  profissionais. Eu só sei que a vida foi me levando e quando percebi estava envolvido neste trabalho que hoje tenho como minha missão. 

E embora o projeto tenha dado uma pausa por alguns anos, hoje entendi que é isso que quero fazer enquanto viver, inspirar pessoas com educação, criatividade e protagonismo. Acho importante estarmos sempre de coração aberto para o que Deus nos reserva. Às vezes fazemos mil planos e de repente Ele nos mostra que não é nada daquilo, que os planos dEle são muito maiores. 

De nada adianta pensar fazer um monte de coisas, no momento certo Ele vai nos tomar pela mão e nos mostrar por onde deve ser nossa

Devemos estar preparados para mudanças ao longo da vida

Devemos estar preparados para mudanças ao longo da vida

caminhada. Quem diria que um menino daltônico, disléxico e que sofria bullying na escola hoje teria um projeto voltado para Educação e daria palestras? 

A escolha é minha

É claro que para isso temos que ser resilientes para aceitar os desafios. A mudança só vai acontecer se permitirmos, se escolhermos trilhar esse caminho. Porque não é fácil, pois sempre queremos as coisas do nosso jeito, somos muito apegados a nossas próprias escolhas. 

No meu caso, aceitei a direção que a vida me levou e me apaixonei por essa missão. Em 2003 abri minha própria editora e comecei a me dedicar à produção de conteúdo, principalmente para escolhas públicas. 

A educação me escolheu e hoje posso afirmar com todas as letras que amo tudo isso. Amo Educação, amo ensinar, amo compartilhar conhecimento e me conectar com pessoas. Enfim, amo o que faço!

E você, gosta de estudar e aprender? Conta pra min!

Não deixe de ler o post:

Saiba o que é CANVAS

, , , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Abrir WhatsApp
1
Olá! 👋
Vamos conversar e trocar experiências? Me envie uma mensagem.