Você é a média de cinco pessoas à sua volta

22/01/2020
Posted in Motivação
22/01/2020 Renê Moreno
Nunca devemos perder nossa essência, independente das amizades

Nunca devemos perder nossa essência, independente das amizades

“Você é a média de cinco pessoas à sua volta” é uma frase meio clichê, porém faz muito sentido. Somos seres sociáveis e muito do que somos foram extraídos de influências de nossos familiares ou aqueles com quem mais convivemos.

Já reparou que crianças, sem nenhuma pretensão de envergonhar os pais, imitam o jeito deles, o jeito que aprenderam dentro de seus lares? Crianças não tem filtro para saber se aquilo é certo ou errado, simplesmente imitam sem nenhum pudor e os pais reprimem aquele comportamento que eles mesmos ensinaram.

Essa criança, em fase adulta, busca preencher o vazio com a necessidade de ser aceito. Considerando a frase dita no começo deste texto “Você é a média de cinco pessoas à sua volta” como uma fórmula matemática, essa frase combina perfeitamente com grupos sociais que moldam sua conduta, sua mentalidade, seu modo de ser.

Mesmo sem perceber a influência dos amigos é muito forte em nossas vidas

Mesmo sem perceber a influência dos amigos é muito forte em nossas vidas

Identidade própria

O que este indivíduo não sabe é que por mais que ele deseja ser parecido com o grupo A ou B, ele tem sua própria individualidade e não levar isso em conta pode causar, no futuro, sérios problemas. Como, por exemplo, a falta de sentido na vida ou o vazio existencial. Sem contar os extremos como depressão e ansiedade por estar longe dele mesmo, de sua essência, sua raiz, suas alegrias internas.

Ser a média de cinco pessoas em sua volta, é somente uma média. O que fará diferença é ter uma identidade própria, uma ancoragem em sua essência, ser autêntico. Levando em conta que ninguém entra na sua vida por acaso, essa troca traz muita aprendizagem.

Não se preocupe. O importante é saber quem você é, de onde veio e para onde quer ir. Isso provavelmente trará a você pessoas que possuem propósitos semelhantes aos seus.

Gostou do artigo? Compartilhe com seus amigos!

Leia também:

Tire proveito de seus dons e talentos

, , , , ,

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

oito + um =

Ir para o topo
Abrir WhatsApp
1
Olá! 👋
Vamos conversar e trocar experiências? Me envie uma mensagem.